Arquitetura cliente-servidor

Esta arquitetura se divide em duas partes claramente diferenciadas, a primeira é a parte do servidor e a segunda a de um conjunto de clientes.

Normalmente o servidor é uma máquina bastante potente que atua como depósito de dados e funciona como um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).

Por outro lado, os clientes costumam ser estações de trabalho que solicitam vários serviços ao servidor.

Ambas partes devem estar conectadas entre si mediante uma rede.
Uma representação gráfica deste tipo de arquitetura seria a seguinte.


Este tipo de arquitetura é a mais utilizada atualmente, devido ao fato de ser a mais avançada e a que melhor evoluiu nestes últimos anos.

Podemos dizer que esta arquitetura necessita três tipos de software para seu correto funcionamento:
  • Software de gerenciamento de dados: Este software se encarrega da manipulação e gerenciamento de dados armazenados e requeridos pelas diferentes aplicações. Normalmente este software se hospeda no servidor.
  • Software de desenvolvimento: este tipo de software se hospeda nos clientes e só naqueles que se dediquem ao desenvolvimento de aplicações.
  • Software de interação com os usuários: Também reside nos clientes e é a aplicação gráfica de usuário para a manipulação de dados, sempre é claro, a nível de usuário (consultas principalmente).
A parte destes existem mais aplicações software para o correto funcionamento desta arquitetura, mas já estão condicionados pelo tipo de sistema operacional instalado, o tipo de rede na qual se encontra, etc.

Novo Comentário

Seu comentário será moderado e poderá não ser aprovado.

Programas Para PC | Seu Blog de downloads
Deixe sua opinião nessa Postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.
Se puder, seja um seguidor desse Blog. Não custa nada!
 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !