Programação estruturada (PE)
A programação estruturada é composta por um conjunto de técnicas que foram se evoluindo aumentando consideravelmente a produtividade do programa reduzindo o tempo de depuração e de manutenção do mesmo.
Esta programação estruturada utiliza um número limitado de estruturas de controle, reduzindo assim consideravelmente os erros.
Esta técnica incorpora:
- Design descendente (top-dow): o problema se descompõe em etapas ou estruturas hierárquicas.
- Recursos abstratos (simplicidade): consiste em descompor as ações complexas em outras mais simples capazes de ser resolvidas com maior facilidade.
- Estruturas básicas: existem três tipos de estruturas básicas:
- Estruturas seqüenciais: cada ação segue a outra ação seqüencialmente. A saída de uma ação é a entrada de outra.
- Estruturas seletivas: nestas estruturas avaliam-se as condições e em função do resultado das mesmas realizam-se umas ações ou outras. Utilizam-se expressões lógicas.
- Estruturas repetitivas: são seqüências de instruções que se repetem um número determinado de vezes.
As principais vantagens da programação estruturada são:
- Os programas são mais fáceis de entender
- Reduz a complexidade das provas
- Aumenta a produtividade do programador
- Os programas ficam melhor documentado internamente.
Um programa está estruturado se possui um único ponto de entrada e só um de saída, existem de "1 a n" caminhos desde o princípio até o fim do programa e por último, que todas as instruções são executáveis sem que apareçam loops infinitos.
Programação modular
Na programação modular consta de várias seções dividas de forma que interagem através de chamadas a procedimentos, que integram o programa em sua totalidade.
Na programação modular, o programa principal coordena as chamadas aos módulos secundários e passa os dados necessários em forma de parâmetros.
Por sua vez cada módulo pode conter seus próprios dados e chamar a outros módulos ou funções.
Programação orientada a objetos (POO)
Trata-se de uma técnica que aumenta consideravelmente a velocidade de desenvolvimento dos programas graças à reutilização dos objetos.
O elemento principal da programação orientada a objetos é o objeto.
O objeto é um conjunto complexo de dados e programas que possuem estrutura e fazem parte de uma organização.
Um objeto contém vários dados bem estruturados e podem ser visíveis ou não dependendo do programador e as ações do programa nesse momento.
O polimorfismo e a herança são umas das suas principais características e por isso dedicaremos mais adiante um artigo exclusivamente para tratar destes dois termos.
Publicamos em CriarWeb.com anteriormente uma explicação do que é a programação orientada a objetos.
Programação concorrente
Este tipo de programação se utiliza quando temos que realizar várias ações de só uma vez.
Costuma-se utilizar para controlar os acessos de usuários e programas a um recurso de forma simultânea.
Trata-se de uma programação mais lenta e trabalhosa, obtendo uns resultados lentos nas ações.
Programação funcional
Caracteriza-se principalmente por permitir declarar e chamar a funções dentro de outras funções.
Programação lógica
Costuma-se utilizar na inteligência artificial e em pequenos programas infantis. Trata-se de uma programação baseada no cálculo de predicados (uma teoria matemática que permite conseguir que um computador baseando-se em fatos e regras lógicas, que pode dar soluções inteligentes).
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