Manual de Iniciação à Programação

Mostraremos aqui um manual completo, onde você pode baixá-lo para seu PC.




Capítulos do Manual
1.- Conceitos básicos e definições sobre programação
Para começar a entender o que é a programação, primeiro temos que ter certos conhecimentos sobre tudo o que a rodeia.

2.- Tipos de linguagens de programação
Existem dois tipos de linguagens claramente diferenciadas; as linguagens de baixo nível e as de alto nível.

3.- Processo de tradução das linguagens de programação
Explicamos o processo mais importante na hora de fazer funcionar um programa realizado em linguagens de alto e médio nível.

4.- Manejando bits
Importância do manejo dos bits no mundo da programação.

5.- Tipos de programação
Existe várias classes de programação, dependendo dos métodos utilizados e as técnicas empregadas.

6.- Importância da documentação
Descrevemos os aspectos chaves para o desenvolvimento de uma boa documentação do programa para entregar ao cliente.

7.- Metodologia da programação
Neste artigo e nos seguintes veremos as ferramentas e técnicas que nos ajudam a desenhar algoritmos para a resolução dos problemas na programação estruturada.

8.- Fluxogramas
Explicamos o que são, como se constroem e as representações gráficas utilizadas para sua construção.

9.- Fluxogramas II
Um dos diagramas de fluxos mais utilizado. Muito parecido com o anterior, porém mais detalhado e preciso.

10.- Pseudocódigo
Linguagem intermediária entre nossa linguagem e a linguagem de programação.

11.- Tipos de dados
Neste artigo falaremos dos possíveis tipos de dados que podemos utilizar na criação de nossos programas.

12.- Operadores
Passamos a detalhar os diferentes operadores que existe e seu funcionamento.

13.- Expressões e instruções
Passamos a descrever estes dois termos aplicados à programação e damos algum exemplo.

14.- Introdução ao banco de dados
Começamos com os conceitos básicos para conhecer o que é um banco de dados.

15.- Arquitetura dos bancos de dados
Mostramos os três principais níveis que apresentam os bancos de dados.

16.- Sistemas de informação gerencial de banco de dados
Introdução a este conceito e características especiais.

17.- Modelos de bancos de dados
Depois de realizar o desenho conceptual de um banco de dados é necessário traduzi-lo ao modelo lógico de dados.

18.- Arquitetura cliente-servidor
Características principais deste tipo de arquitetura de frente ao banco de dados.

19.- Modelo entidade-relação
Mostramos as características básicas de um dos modelos conceituais mais utilizados.

20.- Estrutura do modelo relacional
O que é, como se constrói e como se utiliza este simples mas potente modelo relacional de dados.

21.- Tipos de instruções SQL e seus componentes sintáticos
Passamos a descrever os tipos de sentenças sql que podemos encontrar e seus componentes sintáticos.


Se quiser baixar a apostila:

Novo Comentário

Seu comentário será moderado e poderá não ser aprovado.

Programas Para PC | Seu Blog de downloads
Deixe sua opinião nessa Postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.
Se puder, seja um seguidor desse Blog. Não custa nada!
 
CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI ! CLICK AQUI !